Entrega do prêmio "Personalidade Educacional 2008"

Notícias

No dia 23 de outubro, no Jockey Club do Centro, foi realizada a premiação "Personalidade Educacional" de 2008, promovido pela Associação Brasileira de Educação (ABE), jornal Folha Dirigida e Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Em sua 10º edição, um dos premiados da noite foi o presidente do Sinpro-Rio, professorWanderley Quêdo.

Também foram contemplados Arody Herdy, da Unigranrio; Cristovam Buarque, ex-ministro da Educação; Edgar Flexa Ribeiro, presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Rio de Janeiro (Sinepe Rio); Evanildo Bechara, membro das Academias Brasileiras de Letra e de Filologia; Mary Ferraz, diretora da Escola Parque; Raymundo Stelling, diretor da União dos Professores Públicos no Estado do Rio de Janeiro - Sindicato (Uppes); Ricardo Vieiralves, reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); Roberto Boclin, reitor da Universidade da Zona Oeste (Uezo); e Zaia Brandão, professora da PUC-Rio, além dos representantes das instituições eleitas: Colégio Pedro II (Vera Maria Ferreira Rodrigues), Colégio Santo Inácio (Padre Paulo D"Elboux) e Instituto Militar de Engenharia (General-de-Brigada Emílio Carlos Acocella).

Todos os premiados e representantes tiveram direito a um pequeno discurso. Muitos agradeceram aos promotores do evento, à comunidade educacional do Estado, a familiares e aos colegas de profissão. Wanderley Quêdo disse que somente estava sendo homenageado devido à sua luta à frente do Sindicato e expôs a atual situação dos professores, que estão doentes, trabalhando em condições precárias e sofrendo de síndromes e violência dentro e fora das escolas. Quêdo afirmou que "recuperar o principal agente da educação, o professor, é recuperar o papel da educação na sociedade"; e concluiu citando Paulo Freire: "O mundo não é. O mundo está sendo. Portanto, temos condições de tranformá-lo."

O evento se encerrou com uma homenagem especial a José Antonio Teixeira, ex-presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Rio de Janeiro (SinepeRio), falecido em agosto deste ano.

Confira aqui algumas fotos do evento.