Evento no Sinpro-Rio: professores falam sobre a falsa ilusão da reforma do ensino médio

Notícias

O Sinpro-Rio realizou na noite de 10 de abril a palestra “Ensino Médio, para quê e para quem?”. O evento contou com os professores Carlos Artexes e Paulo Carrano, sob a mediação de Silvana Bandoli Vargas, chefe do Departamento de história do Colégio Dom Pedro II.

Aberto pelo presidente do Sinpro-Rio, Oswaldo Teles, o evento lotou o auditório da entidade e foi aberto pelo professor Carlos Artexes, ex-coordenador do ensino médio e diretor de Educação Básica do MEC, professor aposentado do CEFET-RJ e diretor do SESC, que falou sobre o “Impacto na reforma do ensino médio”.

Em seguida, “Os jovens diante do novo ensino médio no Brasil” foi o módulo apresentado por Paulo Carrano, que é doutor em Educação, professor do Programa de Pós-graduação em Educação da UFF, coordenador do Grupo de Pesquisa Observatório Jovem e primeiro Secretário da ANPEd - Anped - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.

Tanto Carlos Artexes, como Paulo Carrano deixaram claro que aqueles que propõem a reforma do ensino médio pregam liberdade, mas na verdade querem travar o pensamento livre, dentro de uma lógica ditatorial. O professor Artexes ressaltou que a reforma do ensino médio apresenta uma falsa liberdade, mas, na verdade, o governo atual e ilegítimo vê a juventude como uma ameaça ao sistema. Artexes salientou ainda que é uma falácia do governo falar em 72% a favor da reforma. “Sabemos que, pelo menos, 30 associações de peso, ligadas ao tema, se posicionaram contra, mas Temer fala em vozes dissonantes”.

Paulo Carrano declarou que os jovens são negligenciados pelo governo. “Poderia ter avançado, mesmo vindo do golpe, mas se lança violentamente contra o pensamento do jovem”. Para o professor, o governo apresenta um lugar de interdição, tutelando o professor. "Olham para a gente com ose fossemos uma sociedade civil infantilizada"

O evento foi apresentado ao vivo pelo Facebook. Vejam fotos e vídeos com depoimentos dos professores Artexes e Carrano. A íntegra do evento está igualmente disponível, em vídeo, em nosso site e na página do Facebook.

Veja aqui fotos do debate.

Assista também o que os palestrantes falaram sobre a reforma do ensino médio:

Professor Carlos Artexes: 

Professor Paulo Carrano: