“Educação e as Metrópoles” será o tema do VI Cine Educação que vai percorrer o Rio de Janeiro com curtas, oficinas de ensino e debates sobre cinema e cultura entre os dias 25 e 27 de outubro
O projeto Cine Educação realiza mais um festival com uma seleção de filmes produzidos no Rio de Janeiro. Neste ano, a temática escolhida foi Metrópoles, a partir dos eixos: mobilidade, segurança pública, direitos humanos, meio ambiente e acesso à cultura e saúde.
O evento acontecerá na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), pelo Centro, por Japeri, Campo Grande e Botafogo. A cerimônia de abertura será em um dos espaços de cinema mais tradicionais da cidade, o Estação NET Botafogo. O festival começa na quarta-feira, dia 25 de outubro e termina na sexta-feira da mesma semana.
Mais de 50 autores se inscreveram no VI Cine Educação. Os premiados serão exibidos ao longo do festival.
O filme “Nem, um fracasso anunciado”, do diretor Carlos Pronzato, foi um dos selecionados pela equipe curadora. A produção trata do Novo Ensino Médio instituído durante o período em que Michel Temer presidia o país e implementado no governo Bolsonaro. Sem discussão com a sociedade, o “NEM” instaura uma nova organização curricular que tem sido alvo de críticas por diversos educadores.
Outro escolhido foi “Você Pode?”. Sob a direção de Guido Marcondes, o curta debate a sobrecarga sofridas pelos professores e professoras através das ordens e pedidos dos diretores e donos de escolas.
Oficinas de cinema
O Cine Educação promoverá oficinas de aprendizado para formação técnica a novos cineastas. Entre tantas, há como exemplo a oficina de animação com crianças da Cidade Nova, região considerada das mais desiguais da cidade, onde o Cine Educação se juntou a Rede de Acolhimento do bairro. Vale ressaltar que algumas das obras produzidas na oficina serão exibidas no festival.
Entre os destaques desta edição, teremos a participação do projeto Guardiãs das Matas, programa da Secretaria Municipal do Ambiente e Clima da Prefeitura do Rio de Janeiro, que trabalha com a preservação ambiental das matas nas comunidades estado.
Bernard Brito, coordenador do Cine Educação, comenta a importância de trazer mulheres para debater as questões socioambientais da nossa região:
“conhecer o olhar feminino sobre temas tão caros a sociedade é fundamental para combater o racismo ambiental que afeta especialmente as mulheres”.
O projeto Cine Educação é realizado pela B7 Eventos Curadoria e Conteúdo com o apoio da Prefeitura do Rio, do Sinpro-Rio (e demais apoiadores) a fim de estimular a produção do audiovisual local e estabelecer um intercâmbio cultural com base na arte e na educação.
Serviço
6º FESTIVAL CINE EDUCAÇÃO – DE 25 A 27 DE OUTUBRO DE 2023
Entrada franca.
Classificação Livre.
Dia 25 (Quarta-feira)
10 horas – Estação NET Botafogo (Rua Voluntários da Pátria, 88, Botafogo, Rio de Janeiro)
18 horas – UERJ Auditório 91
Dia 26 (Quinta-feira)
18 horas – Sinpro-Rio – Espaço Cultural Paulo Freire (Rua Pedro Lessa, 35, Centro, Rio de Janeiro – 2º andar)
18h30 – Centro Cultural Luis Eduardo Magalhães (Av. Tancredo Neves – Parque Mucaja, Japeri)
Dia 27 (Sexta-feira)
18 horas – Subsede do Sinpro-Rio (Rua Manaí, 180, Campo Grande, Rio de Janeiro)
(Esta notícia foi originalmente postada no dia 19 de outubro de 2023. A data, no entanto, poderá ser alterada para que fique em evidência no site e/ou de mais fácil acesso à categoria.)
Link desta página no QRCODE:
Este post foi publicado em
14/10/2023 às
10:05
dentro da(s) categoria(s): Notícias.
Você
pode seguir quaisquer alterações a esta entrada
através de RSS 2.0
feed.