FLIV-RIO promove literatura para pensar o Brasil

Festival gratuito acontece entre os dias 5 e 7 de outubro com mais de 40 editoras e descontos de até 30%

O Sinttel-Rio – Sindicato dos Trabalhadores de Telecomunicações promove, juntamente com o Sinpro-Rio e a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), o FLIV-Rio – Festival do Livro do Rio de Janeiro. Na sede do Sinttel-Rio, chega à segunda edição, promovendo reflexão e debate qualificado por meio da literatura. A segunda edição reforça a proposta de pensar o Brasil a partir de um olhar progressista e de resistência aos retrocessos.
A programação inclui temas como os desafios para a esquerda diante das ameaças à democracia; o enfrentamento ao bolsonarismo que resiste apesar da derrota nas urnas; a luta contra a desigualdade; os novos desafios para o mundo do trabalho; e o controle das plataformas digitais.
O Sinpro-Rio participará de debates durante o evento. No 05/10, às 16 horas, o diretor Afonso Celso Teixeira participará da mesa “Doença Mental de Docentes: uma Nova epidemia?”, ao lado de Adriano Carlos Moura, professor e poeta, e de Rodrigo Lamosa, professor da UFRJ. Já no dia 07 de outubro, será a vez das diretoras Maria Marta Cerqueira e Zezé Lourenço participarem da mesa Educação Infantil: Legislação Descumprida e o Crescimento das Creches Conveniadas, ao lado de Rejane Siqueira, especialista em Legislação de Educação Infantil.

O escritor Cesar Calejon lançará Esfarrapados, no Festival do Livro (FLIV-Rio), dia 7/10, às 14h. A pré-venda chamou atenção porque em menos de 24 horas, o livro ficou entre os mais vendidos da categoria na Amazon.
No lançamento terá debate sobre como o elitismo histórico-cultural moldou as desigualdades no Brasil. Ao lado do juiz Rubens Casara e da deputada estadual Verônica Lima, o escritor pretende abordar assuntos atuais, como o privilégio de classe, que envolveu o “punhetaço coletivo” durante o jogo de Vôlei, por alunos de medicina da UNISA.
Já o jornalista Franklin Martins fará uma palestra dia 6/10, para debater quem descobriu o Brasil. No mesmo dia, outro debate que promete ser bastante animado é sobre os 80 anos de CLT. A estratégia patronal de desmontar a legislação trabalhista teve um ponto alto na reforma de 2017. Há esperança de reversão?
João Cezar de Castro Rocha e Fernando Drumond prometem um debate profundo sobre o enfrentamento à extrema direita na mesa programada para o sábado, dia 7/10, às 16h.
A segunda edição do evento também terá como destaque a parte cultural. Nos dias 5, 6 e 7 de outubro, cariocas e visitantes terão a oportunidade de aproveitar gratuitamente uma programação diversa com música, teatro, comida de boteco e cerveja gelada.
O Festival destaca a produção literária, política e cultural, priorizando a chamada literatura de resistência, promovendo títulos e autores que se coloquem em defesa da democracia. Serão mais de 40 editoras oferecendo seu acervo com preços e condições especiais que podem chegar a 30% de desconto.
“Mais do que uma honra, é um dever cidadão manter um espaço aberto para que se possa debater o Brasil de ontem, de hoje e para o futuro.
O FLIV-Rio é esse palco para congregar o pensamento progressista e manter unidos academia, movimento sindical, ativismo, toda a sociedade civil, deixando a produção literária guiar a discussão”, afirma Francisco Izidoro, idealizador do festival e diretor do Sinttel-Rio (Sindicato dos Trabalhadores de Telecomunicações), que promove o Festival juntamente com o Sinpro-Rio (Sindicato dos Professores do Rio de Janeiro) e a Associação Brasileira de Imprensa (ABI).
A primeira edição ocorreu na efervescência da campanha eleitoral de 2022, momento de forte ameaça ao Estado democrático de direito, no qual se disputou o destino do Brasil entre a barbárie e a civilidade.
Diante da conjuntura urgente, as mesas e demais atividades do evento foram direcionadas para o enfrentamento ao fascismo, combate ao racismo e ao discurso de ódio, democracia em risco, posicionamento da mídia e marxismo.
Esses temas continuam tendo prioridade, uma vez que as sequelas dos anos de desmonte de políticas públicas e de direitos constituídos seguem prejudicando a população e o trabalho de reflexão sobre a reconstrução do país precisa continuar a ser feito.
O FLIV-Rio se coloca como esse espaço de produção de conhecimento conjunto e disseminação de ideias

Sobre o Fliv-Rio
O Festival do Livro do Rio de Janeiro/ FLIV-RIO foi pensado para ser um espaço de lançamento, divulgação e debate amplo e diverso sobre a produção literária, política e cultural, com destaque para títulos que abordem a temática progressista, a chamada literatura de resistência, em defesa da democracia.
A proposta é que o FLIV-RIO seja um encontro anual de reflexão sobre a conjuntura do país e do mundo, promovendo o contato entre leitores/as, autores/as e pensadores/as que estejam contribuindo com a análise do panorama político e social atual, assim como as propostas de reestruturação e fortalecimento do Brasil.
O evento tem como palco permanente o Sinttel-Rio, sindicato que, desde a sua fundação, se mantém ao lado dos trabalhadores e trabalhadoras na defesa de um país justo, democrático e com igualdade de condições.

Serviço:
Festival do Livro do Rio de Janeiro/FLIV-Rio
Data: 5 a 7 de outubro de 2023
Local: Sinttel-Rio
Rua Morais e Silva, 94, Maracanã – Rio de Janeiro
Horário: 9h às 19h
Assessoria de Imprensa: Tatiana Guimarães (21) 99428 9211 – Viviane Nascimento (21) 98824 9693


Link desta página no QRCODE:


Este post foi publicado em 02/10/2023 às 18:00 dentro da(s) categoria(s): Notícias.
Você pode seguir quaisquer alterações a esta entrada através de RSS 2.0 feed.


<- Voltar