Greve de artistas e roteiristas nos Estados Unidos

A mobilização por um final feliz

Já vimos este “filme”, mas tem quem insista em não reconhecer: sindicatos são fundamentais para a conquista e manutenção de direitos trabalhistas. O “filme” que está em cartaz com maior sucesso no momento é o da greve dos atores e roteiristas do cinema e televisão dos Estados Unidos. O WGA – Sindicato de Roteiristas está em greve desde 02 de maio e o SAG – AFTRA – Sindicato de Artistas engrossam o movimento desde 13 de julho.
Motivação dos/as artistas: revisão de ganhos residuais por streaming (Netflix, Amazon entre outros), aumento de salários, regulamentação de uso de IA (Inteligência Artificial), limitação de testes de elenco pré-gravados, aumento de pensões e planos de saúde, atualização de períodos de contrato e outros tópicos de contrato.
Já as principais reivindicações dos roteiristas giram em torno do aumento de salários, recebimento maior de lucros gerados pelas transmissões das produções por streaming.
Profissionais também querem a regulamentação do uso de Inteligência Artificial e ferramentas como o ChatGPT na escrita de roteiros. O WGA quer impedir que os estúdios usem IA para escreverem roteiros a partir de trabalhos antigos dos profissionais e que roteiristas sejam obrigados a trabalharem em cima de scripts criados pela IA.

O Sindicato de Atores (SAG – AFTRA) e Sindicato de Roteiristas (WGA) entraram em greve após não conseguirem chegar a um acordo com a Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP), associação que representa diversos estúdios de filmes e séries, como a Sony, a Disney, a Warner, entre outros.
“As questões que eles nem discutem são as questões mais importantes, e se não as resolvermos agora, se não lidarmos com o streaming agora, se não lidarmos com a IA agora, não haverá qualquer volta. Não podemos cometer esse erro”, disse a atriz Susan Sarandon, de “Thelma & Louise”.
Ao dar o depoimento acima, Susan Sarandon estava na frente do prédio da Netflix, em Los Angeles. Sim, atrizes, atores e roteiristas estão nas ruas dos Estados Unidos, na frente das sedes da Netflix, Warner Bros. Discovery e nos escritórios da Amazon, Paramount, HBO e NBC Universal, fazendo piquetes, com placas e palavras de ordem. Não só em Hollywood como nas principais cidades americanas, os grevistas estão nas ruas. A greve é nacional, parando umas das principais indústrias dos Estados Unidos, a do cinema.
Nos Estados Unidos, os sindicatos de trabalhadores/as são denominados de “union” e, mais do que nunca, os roteiristas e atrizes/atores estrelam o “filme” da união contra os patrões que lucram às custas da retirada de direitos. Em 2024, a “safra” de filmes em cartaz será menor devido à greve que acontece neste momento, mas os trabalhadores/as, certamente, terão um final feliz em suas reivindicações se mantiverem a mobilização, ou seja, a união.
A utilização desenfreada da Inteligência Artificial começa a atingir também a Educação. Que tal fazer parte deste elenco ao lado do Sinpro-Rio, atendendo nossas chamadas de mobilização para mantermos e conquistarmos direitos?
A categoria unida é fundamental para fortalecer a luta contra os abusos patronais.

Filie-se ao Sinpro-Rio!

O que é o Sindicato de Atores Artistas (SAG-AFTRA) e como ele funciona?
Para saber mais, clique AQUI!

Este post foi publicado em 21/07/2023 às 16:54 dentro da(s) categoria(s): Notícias.