Inscrições para transferência e reingresso na UFRRJ estão abertas

Sem categoria

Já estão abertas as inscrições para transferências e reingresso na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O valor da taxa é de R$ 10 e os candidatos devem se inscrever através do site www.ufrrj.br ou no Decanato de Ensino de Graduação da Instituição (Pavilhão Central, sala 92, km 7 da Rodovia BR-465, antiga Rio-São Paulo), até dia 17 deste mês.

São oferecidas 320 vagas, sendo 130 para transferências externas, 130 para internas e 60 vagas para reingresso de candidatos que já possuam diploma de nível superior. As provas de seleção serão no dia 30 de novembro. O resultado final será divulgado no dia 3 de fevereiro de 2009.

Mais informações: 21 2682-2911 ou 21 2682-1112.

Ronaldo Mota deixa Secretaria da Educação Superior do MEC

O secretário da Educação Superior do MEC (Ministério da Educação), Ronaldo Mota, deixou o cargo dia 25 de setembro. Maria Paula Dallari Bucci, chefe da Consultoria Jurídica do MEC, assumiu a pasta. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da SESu (Secretaria da Educação Superior).

Com a saída, o ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, convidou Mota para assumir uma secretaria no MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia). A mudança ainda está em negociação. Ronaldo foi escolhido em abril do ano passado por Haddad para assumir a SESu, que é responsável pelo planejamento, orientação, coordenação e supervisão dos cursos de universidades federais e particulares do país.

Nova Diretoria assume renovando o compromisso de luta do Sindicato

A nova Diretoria do Sinpro-Rio tomou posse dia 26 de setembro, no Jockey Club do Centro, com uma cerimônia que contou com a presença de autoridades e muitos professores sindicalizados. Apesar do tempo chuvoso, os convidados compareceram e já na entrada podiam saudar os novos diretores e o presidente.

Na solenidade a mesa foi composta pelos representantes da OAB, Bérith Santana; o do MEC, Cícero Fialho; do CNTE, Adeilson Costa, da Feteerj, Robson Terra; da Contee, José Roberto; e o da CUT Nacional, Adeilson Teles; além do presidente da Comissão Eleitoral do Sindicato, Wilson Rodrigues de Souza, do então presidente do Sinpro-Rio, Francilio Paes Leme e Wanderley Quêdo, o presidente a ser empossado.

Confira aqui algumas fotos do evento.

Encontro de Profissionais da Educação Infantil no Sinpro-Rio

O Sinpro-Rio realizará a assembléia do mês de outubro do Fórum Permanente de Educação Infantil do Estado do Rio de Janeiro. O encontro, voltado para os profissionais da Educação Infantil, debaterá temas como currículo de 0 a 3 anos e o proinfantil.

Informações:
Dia: 7 de outubro - 3ª feira
Horário: 14 horas
Local: Auditório do Sinpro-Rio (Sindicato dos Professores)
Endereço: Rua Pedro Lessa, 35 - Centro

Primeiro ano da Subsede de Madureira

No dia 1º de outubro, a subsede de Madureira completou um ano de existência. A inauguração desse novo espaço para os professores confirmou mais um compromisso de campanha da diretoria, para o triênio de 2005/2008.

Neste período de funcionamento, a categoria sentiu-se plenamente contemplada, onde a ação dos diretores foi respaldada com a espetacular vitória nas urnas. Isto nos leva a crer, mais uma vez, o acerto desta diretoria na sua criação. Madureira está consolidada. O que se propõe agora é a efetiva ampliação do seu espaço. Este é mais um desafio para a diretoria reeleita.

Professor(a), se você não conhece a subsede de Madureira, venha conferir!

Veja aqui algumas fotos da comemoração.

Instituto Primeiros Traços apadrinha crianças

A leitura e a produção de histórias em quadrinhos, jornal e livros infantis são alguns dos trabalhos desenvolvidos pelo Instituto Primeiros Traços - Oficina de Educação e Cultura, uma organização não-governamental (ONG) que trabalha com crianças e adolescentes de classes populares, capacitando-as e qualifica-as através do acesso a novas tecnologias e meios de informação.

Funcionando no Instituto Pão de Açúcar, em Vila Isabel, e no Sindicato dos Escritores do Rio, na Tijuca, o projeto existe há mais de 10 anos.

O Instituto não tem recebido em dia o apoio da Prefeitura, uma ajuda para compra de material, e corre o risco de ter que dispensar algumas crianças. Para que isso não aconteça, está apadrinhando algumas delas, para que possam desenvolver tranqüilas sua criatividade e integração com a sociedade.

Quem quiser saber mais informações a respeito pode entrar em contato com Alex Rodrigues, pelos telefones 2238-2629 e 9314-8862.

Sinpro-Rio presente na "Caminhada em defesa da liberdade religiosa"

Mesmo sob chuva, a Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, no dia 21 de setembro, reuniu mais de 10 mil pessoas, que seguiram seguiram do Leme, pela Praça do Lido, até o Posto Seis. Além de representantes de várias religiões, intelectuais, artistas e políticos, as diretoras do Sinpro-Rio Glorya Ramos, Yara Maria, Gloria Ibiapina, Celeste Morgado e Norma Ceribello também participaram do ato.

O protesto, pacífico, que acontece em várias capitais brasileiras, integra as comemorações ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa . Esta é primeira vez que a data é comemorada, já que foi oficializada pela Lei nº 11.635, de 27 de dezembro de 2007. Um dos poucos políticos em atividade, a se pronunciar, o ministro Edson Santos, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) afirmou que irá entregar ao presidente da República as principais reivindicações contra a intolerância religiosa em prol de ações mais contundentes do governo.

Confira aqui algumas fotos do evento.