IX Congresso da Feteerj

Notícias

Entre os dias 27 e 29 de março, aconteceu o IX Congresso da Federação Trabalhadores em Estabelecimento Ensino do Rio de Janeiro (Feteerj), em Nova Friburgo. Durante o evento, que elegeu a nova diretoria da Federação, estiveram presentes o presidente nacional da CUT, Arthur Henrique; o vice-presidente da CUT-RJ, Darby Igayra; os dirigentes do MST, João Pedro Stédile e Ademar Bogo; as educadoras Aparecida Tiradentes, Lúcia Neves e Glorya Ramos; e o dirigente da Contee, José Thadeu.

Nesta edição do congresso, foram debatidos temas como a Conferência Nacional de Educação (Conae), o fortalecimento dos sindicatos filiados à Feteerj e a relação da Federação com a Contee e as centrais sindicais.

O IX Congresso da Feteerj também homenageou Lélia Gonzales que, por sua atuação marcante na defesa do povo negro, em geral, e, especificamente, da mulher negra, atuou como desencadeadora das mais importantes propostas de atuação do Movimento Negro Brasileiro. Participou da criação do Instituto de Pesquisas das Culturas Negras (IPCN-RJ); do Movimento Negro Unificado (MNU), em nível nacional; do Nzinga Coletivo de Mulheres Negras-RJ; e do Olodum-BA, dentre outros.

Veja a relação completa da nova diretoria aqui e as fotos aqui