O Fórum Estadual de Educação do Rio de Janeiro/FEERJ, atendendo a deliberação do seu pleno, lançou na noite do dia 21 de novembro, a etapa estadual da Conferência Nacional Popular de Educação – Conape, antecedendo a realização do XI Seminário Nacional da Associação Nacional pela Formação de Profissionais da Educação – ANFOPE, marcado pela participação de pesquisadores e lideranças da educação estadual e nacional.

Com a presença da Presidente Nacional da Anfope, Presidente do Conselho Estadual de Educação, da Secretaria de Estado de Educação, da Comissão de Educação da Alerj, Fórum Nacional Popular de Educação, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, da União Nacional dos Estudantes, e de Vereador da cidade do Rio de Janeiro pelo PT, a mesa de abertura, sob a condução do Coordenador Geral do FEERJ, foram apresentadas saudações e apoios à realização da Conape, e, na sequência, lidas as mensagens de apoio e esperança na construção da etapa estadual da Conape, enviadas por senadores e deputados do PT e do PSOL, desde Brasília.

Diante das profundas mudanças ocasionadas pelo governo ilegítimo Temer, a mesa defendeu a Conape como espaço de diálogo, de construção democrática e organização da resistência contra o desmonte das políticas públicas educacionais no estado e no país.

No plenário, estavam representantes dos Fóruns Estaduais de Educação de Santa Catarina, Bahia, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Pará, Espírito Santo, Paraná, Maranhão, Rio Grande do Norte. Além de representações institucionais, como o CNE – Conselho Nacional de Educação, o Cedes – Centro de Estudos Educação e Sociedade, FORUMDIR – Fórum Nacional de Diretores de Faculdades, o Centro de Educação ou Equivalentes das Universidades Públicas Brasileiras e representantes dos municípios do Rio de Janeiro.

A Conape possui um caráter mobilizador e propositivo, articula expectativas da sociedade brasileira em relação ao direito à educação e, por meio da interação entre sociedades civil e política, promove o debate e a construção de propostas para a definição e implementação de políticas públicas para a educação.

Assim, é uma estratégia fundamental para reestabelecer diálogos e promover ampla participação na definição da política educacional no país, bem como avançar no monitoramento e avaliação dos Planos de Educação, fundamentais na ampliação e garantia do direito à educação pública, gratuita, de qualidade social, laica e inclusiva.

A etapa estadual da Conape será realizada nos dias 16 e 17 de março de 2018, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

As entidades, instituições, movimentos sociais e governos são convidadas a realizarem Conferências Livres até a etapa estadual como forma de mobilizar a sociedade, e contribuir para o processo. Para mais informações: fee.riodejaneiro@gmail.com ou http://fnpe.com.br/conape2018/

Veja aqui mais fotos do Fórum.

Assista abaixo falas sobre a Conape:

Este post foi publicado em 22/11/2017 às 07:00 dentro da(s) categoria(s): Notícias.