Live dos 90 ANOS traz debate com Boaventura Sousa Santos e Silvio Tendler

“O desmantelamento da consciência classista e da representatividade sindical é expressão de um movimento social de desinstitucionalização da democracia, fomentado pelas crises gêmeas da representação democrática (em sentido lato) e da participação institucional do cidadão nas decisões políticas e econômicas. Na raiz desse processo está a erosão dos direitos econômicos e sociais e a degradação dos serviços públicos de proteção social, a vitimar, em especial, as velhas e novas classes médias” (Boaventura Sousa Santos, sociólogo, Portugal)

“Cada tempo produz suas lutas. Do chão de fábrica dos primeiros sindicatos e associações aos aplicativos e plataformas digitais, a injusta correlação de forças entre os que detêm os meios de produção e aqueles que vendem sua força de trabalho. Em comum, a necessidade de articular os trabalhadores por melhores condições de vida.” (Trecho da sinopse do documentário em produção do cineasta Silvio Tendler, “O Futuro é Nosso”).

Ao completar 90 anos em 31 de maio, o Sinpro-Rio realizará um evento virtual com as presenças do sociólogo português Boaventura Sousa Santos e do cineasta brasileiro Silvio Tendler. O evento será mediado pelo presidente do Sinpro-Rio, Oswaldo Teles.
Boaventura de Sousa Santos é Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Distinguished Legal Scholar da Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin-Madison e Global Legal Scholar da Universidade de Warwick. É igualmente Diretor Emérito do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Coordenador Científico do Observatório Permanente da Justiça.

Silvio Tendler produziu e dirigiu mais de 70 filmes entre curtas, médias e longas-metragens em formato documental, além de 12 séries. Dentre os seus trabalhos, realizou premiados documentários sobre Jango (João Goulart) e JK (Juscelino Kubitschek), sendo que, no momento, está finalizando um filme sobre a importância dos sindicatos para os trabalhadores. Em fase de finalização, o mais recente documentário de Silvio Tendler, “O Futuro é Nosso”, faz um balanço do passado, aborda o presente e as perspectivas para o futuro das relações trabalhistas.

Em um mundo de incertezas, onde as relações de trabalho se transformaram vertiginosamente nas últimas décadas, o documentário procura responder qual é o lugar da luta coletiva dos trabalhadores, o papel dos sindicatos e associações e como se articular diante de uma mesma agenda profissionais que sequer se compreendem como trabalhadores.

As nove décadas de existência do Sinpro-Rio englobam grandes embates políticos que influenciaram o Brasil que vivemos. Antes da live, será apresentado vídeo que aborda a presença do Sindicato nestes embates, década ppor década.

O evento virtual dos 90 anos do Sinpro-Rio acontecerá no dia 31 de maio, às 18 horas e será apresentado na página do FACEBOOK e no Canal do YOUTUBE do Sindicato.

• Veja o TRAILER DO DOCUMENTÁRIO “O FUTURO É NOSSO!”:

O SINPRO-RIO SOMOS NÓS, E JUNTOS/AS, SOMOS MAIS FORTES!
– Assista a um breve vídeo sobre os 90 anos clicando AQUI!

Este post foi publicado em 31/05/2021 às 09:19 dentro da(s) categoria(s): Notícias.