O mês de março vai contar com diversas manifestaç?es em comemoraç?o ao Dia da Mulher. Assim, a CUT e outros movimentos sociais e sindicais organizaram um ato público, que vai ser realizado no Largo da Carioca no dia 8, das 10 às 14h. Após esse horário, elas seguem para a Leopoldina, onde acontece o ato prestaç?o de contas da SPM.

Confira no site da CUT a programaç?o para o mês de março

CEM ANOS DE 8 DE MARÇO

Cem anos de mais lutas que conquistas…

Inicialmente a luta era contra a exploraç?o de seu trabalho e n?o reconhecimento como trabalhadora. Eram os primeiros passos contra a opress?o e desqualificaç?o de seus direitos. Organizadas, conseguiram a reduç?o da jornada de trabalho; pedem a igualdade de condiç?es e a n?o exploraç?o do trabalho feminino.

Consideradas pela classe burguesa como inferiores e submissas de m?o-de-obra barata, n?o tinham direito a voto. Lutam, brigam e vencem. Passam a fazer parte de um coletivo de pessoas importantes com poder decisório nas eleiç?es. Assumem cargos representativos no governo e nas assembléias: lutam pela defesa dos direitos femininos; contestam a idéia de sexo frágil- concepç?o machista e preconceituosa.

Ao assumirem cargos de responsabilidade, se destacam e se imp?em. Demonstram que s?o t?o iguais como qualquer homem. Nos dias de hoje muitas acumulam tarefas como profissionais e provedoras do sustento familiar. Estudam, se atualizam. Têm consciência de seu papel na sociedade.

Neste 8 de março de 2010 nos reunimos para relembrarmos as lutas, celebrarmos as vitórias e unimos força para novas conquistas. Exigimos sermos ouvidas, respeitadas, n?o violentadas, n?o sermos discriminadas. Queremos emancipaç?o de nossos corpos e respeito como cidad?s honradas.

Yara Maria Pereira
Diretora do Sinpro-Rio


Link desta página no QRCODE:


Este post foi publicado em 01/01/2010 às 00:00 dentro da(s) categoria(s): Notícias.
Você pode seguir quaisquer alterações a esta entrada através de RSS 2.0 feed.


<- Voltar