Manifestação em defesa do diploma de Jornalismo

Estudantes de diversas universidades de todo o Brasil, em conjunto com o Sindicato dos Jornalistas, se reúnem nas ruas nessa terça-feira (17) para defender a volta da obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão. No Rio, a manifestação será em frente à Câmara dos Vereadores, na Cinelândia, a partir do meio-dia.

Na última quarta-feira, a classe obteve sua primeira vitória desde que o Supremo Tribunal Federal votou a não obrigatoriedade do curso de Jornalismo para exercer a função. O Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 386, que reinstitui o diploma, foi aprovada em votação realizada na Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados.

A próxima meta é a votação da PEC 33 pela CCJC do Senado. A proposta tem a finalidade de restabelecer a exigência do diploma. O relator da matéria, senador Inácio Arruda deu parecer favorável à matéria.

Fundação Oswaldo Cruz lança 5ª Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente

Em parceria com a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), a Fundação Oswaldo Cruz promove a quinta edição da Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente. Os interessados podem se inscrever até o dia 31 de maio de 2010, para mandar vídeos, documentários e redações, entre outros projetos. O intuito da competição é premiar os jovens do 6° ao 9° ano de ensino fundamental e de ensino médio que realizarem os melhores trabalhos sobre o tema.

O diferencial desse ano é a inclusão da Produção Audiovisual, onde os participantes vão poder mandar documentários, slides sonorizados e reportagens, entre outros formatos, sobre as temáticas de saúde e meio ambiente. As modalidades Elaboração de Textos e Projeto de Ciências também permanecem na olimpíada.

Entre os prêmios estão uma viagem de três dias ao Rio de Janeiro e, ao professor responsável e a um aluno representante do trabalho vencedor, participar da Cerimônia de Premiação Nacional, na Fiocruz. A escola do projeto premiado ganhará um banner e os participantes recebem medalhas. As inscrições são realizadas no site www.olimpiada.fiocruz.br.

Fundação Oswaldo Cruz lança 5ª Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente

Este post foi publicado em 01/01/2009 às 00:00 dentro da(s) categoria(s): Notícias.