O escritor português José Saramago, de 87 anos, faleceu no dia 18 de junho, em Lanzarote, nas Ilhas Canárias, onde vivia. De acordo com nota emitida em sua página oficial na internet – josesaramago.org -, sua morte foi “consequência de uma múltipla falha orgânica, após uma prolongada doença”.

Considerado o responsável pelo reconhecimento internacional da literatura em prosa em língua portuguesa, ele recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1998. Entre seus livros mais conhecidos est?o “O evangelho segundo Jesus Cristo”, “A balsa de pedra”, “A viagem do elefante” e “Ensaio sobre a cegueira”, adaptado para o cinema pelo diretor brasileiro Fernando Meirelles. Seu último romance editado foi “Caim”, publicado no ano passado.

Saramago nasceu em 16 novembro de 1922 na aldeia Azinhaga, no Ribatejo, concelho de Goleg?. Conhecido pelo seu ateísmo e iberismo, era membro do Partido Comunista Português e foi diretor do jornal Diário de Notícias. Juntamente com Luiz Francisco Rebello, Armindo Magalh?es, Manuel da Fonseca e Urbano Tavares Rodrigues foi, em 1992, um dos fundadores da Frente Nacional para a Defesa da Cultura (FNDC).


Link desta página no QRCODE:


Este post foi publicado em 01/01/2010 às 00:00 dentro da(s) categoria(s): Notícias.
Você pode seguir quaisquer alterações a esta entrada através de RSS 2.0 feed.


<- Voltar