Do Coletivo de Mulheres do Sinpro-Rio

O dia 08 de Março é o marco, protagonizado por Mulheres, da ruptura da exploração física, intelectual, moral e social, no trabalho e no seu cotidiano, com uma única justificativa: Ser Mulher.

No Brasil, as diferenças sociais de gênero, raça e classe também estão diretamente ligadas ao trabalho: mão-de-obra escravizada por quase 400 anos, com apenas 130 anos de (re)organização do trabalho. Podemos não perceber, mas este fato histórico está intimamente ligado às condições impostas, nos dias de hoje, através da Reforma Trabalhista, sobretudo para Mulheres, destacando-se as Professoras da Educação Infantil.

Na democracia, a transformação da sociedade numa outra mais livre, justa e igualitária em direitos e oportunidades, passa por um coletivo, no qual os homens precisam ceder para que as mulheres assumam posições de igualdade. Tem gente que diz que a mulher é subordinada ao homem porque isso faz parte da nossa cultura. Mas a cultura está sempre em transformação… A cultura não faz as pessoas. As pessoas fazem a cultura. Se uma humanidade inteira de mulheres não faz parte da nossa cultura, então temos que mudar nossa cultura. A educação tem um papel fundamental nesta transformação e nós professoras somos corresponsáveis.*

Diante da atual conjuntura, Mulheres trabalhadoras permanecem com uma carga exaustiva de trabalho, com baixa remuneração, com tripla jornada e problemas de saúde ao se aposentar. Precisamos lutar e sonhar com um mundo diferente. Lutar pela vida, contra a violência, o assédio e a desigualdade.

Sejamos todas feministas!

_________________________

* Trecho do livro "Sejamos Todos Feministas", de Chimamanda Ngozi Adichie.


Link desta página no QRCODE:


Este post foi publicado em 08/03/2018 às 09:24 dentro da(s) categoria(s): Notícias.
Você pode seguir quaisquer alterações a esta entrada através de RSS 2.0 feed.


<- Voltar