21/07/2014

O Sinpro-Rio lamenta a morte do jornalista, escritor e acadêmico brasileiro João Ubaldo Ribeiro, que faleceu aos 73 anos na última sexta-feira, dia 18, vítima de embolia pulmonar.

O escritor foi professor da Escola de Administração e da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal da Bahia e também professor da Escola de Administração da Universidade Católica de Salvador.

Em sua trajetória, João Ubaldo, que foi o 7º ocupante da cadeira de número 34 da Academia Brasileira de Letras, também foi ganhador do Prêmio Camões em 2008, o mais importante da literatura em língua portuguesa. Ele é autor de livros como “Sargento Getúlio”, “O sorriso dos lagartos”, “A casa dos budas ditosos” e “Viva o povo brasileiro”. Também ganhou dois prêmios Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, em 1972 como melhor autor e em 1984, e melhor romance do ano.

Ubaldo trabalhou como colunista do jornal Frankfurter Rundschau, na Alemanha, e foi colaborador de diversos jornais e revistas no país e no exterior, entre os quais, além dos citados, Diet Zeit (Alemanha), The Times Literary Supplement (Inglaterra), O Jornal (Portugal), Jornal de Letras (Portugal), Folha de S.Paulo, O Globo, O Estado de S.Paulo, A Tarde e muitos outros.

João Ubaldo deixa esposa e quatro filhos. Seu corpo foi velado na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Salão dos Poetas Românticos e sepultado no sábado, dia 19, no Cemitério São João Batista, no Mausoléu dos Imortais da ABL.


Link desta página no QRCODE:


Este post foi publicado em 21/07/2014 às 00:00 dentro da(s) categoria(s): Notícias.
Você pode seguir quaisquer alterações a esta entrada através de RSS 2.0 feed.


<- Voltar