Faleceu hoje, aos 90 anos, o professor José Monrevi Ribeiro. Monrevi, como era mais conhecido, foi presidente do Sinpro-Rio nas gestões de 1978 e 1981; foi delegado nas gestões 1984 e 1987; representou o Sindicato na Federação de 1990 até 1993, quando passou a integrar o Conselho Fiscal até 1996.

Monrevi era professor da Faculdade de Filosofia de Campo Grande e da rede estadual, no mesmo bairro. Foi um ferrenho defensor da democracia, lutou contra a Ditadura Militar e pelas Diretas Já! Seu lema, lançado quando assumiu o sindicato em 1978, pós-ditadura, era: “Sindicato é Ação!”. Para ele, os sindicalistas deviam sair das paredes da estrutura física e ir à luta nas ruas, nas escolas e no cotidiano da categoria. Inspirou gerações de sindicalistas que e fez com que a entidade recobrasse o fôlego após o fim da Ditadura.

Dois grandes feitos das suas gestões foram a criação da Subsede Campo Grande, então apenas uma Delegacia Sindical e a aquisição da Fazenda Mineira que, até meados dos anos 90, foi palco de inúmeras atividades envolvendo professores/as e estudantes.

O velório será amanhã, dia 23 de novembro, às 9 horas, no Memorial do Carmo, antes da cremação. O Sinpro-Rio agradece a grande contribuição do professor à Educação e à luta dos trabalhadores do Brasil, e se solidariza profundamente com a família.

Monrevi, presente!

Este post foi publicado em 22/11/2017 às 00:00 dentro da(s) categoria(s): Notícias.