Nota de Repúdio à invasão da sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio das Ostras

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – Rio de Janeiro e a Federação Estadual dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Rio de Janeiro (Fetagri-RJ) manifestam seu repúdio à ação truculenta da Prefeitura de Rio das Ostas, em conjunto com a Emater, que invadiram a sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio das Ostras.

Na última quinta-feira (19), de forma arbitrária e violenta, dois funcionários da prefeitura e dois técnicos da Emater-Rio invadiram a sede da entidade sindical, arrombaram a porta, mexeram em documentações privadas do Sindicato e de seus filiados sem nenhum tipo de autorização judicial. Esse ato é mais um grave ataque ao direito à organização sindical dos trabalhadores do campo e tem como objetivo despejar a entidade classista para colocar no lugar dela uma entidade patronal de outro município (Casimiro de Abreu).

Sabemos que o espaço era cedido pelo poder público, mas a truculência da ação revela a gravidade do ataque: porque não notificar a entidade, em forma de documento, com prazos legais e justos para desocupação? Porque mexer em documentos privados da entidade e de sua base social?

Esse grave ataque reflete o momento de duras violações do Estado Democrático de Direito. Nós, da CTB-RJ e da Fetagri-RJ não iremos nos intimidar e caminharemos ao lado do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio das Ostras em defesa da liberdade sindical, da democracia e dos trabalhadores do campo.

Rio de Janeiro, 20 de Dezembro de 2019

Paulo Sérgio Farias – Presidente da CTB-RJ
Oto dos Santos – Presidente da Fetagri-RJ e Vice-Presidente da CTB-RJ

Este post foi publicado em 26/12/2019 às 17:50 dentro da(s) categoria(s): Notícias.