É um movimento que surge da união de pessoas negras, pessoas com deficiência e, principalmente, pessoas negras com deficiência. Através de ações coletivas, o Vidas Negras Com Deficiência (VNDI) atua em prol da conscientização da população, fazendo formações e se articulando com outros movimentos sociais para buscar melhorias na qualidade de vida e garantir a dignidade da população negra com deficiência.
As atuações do VNDI são pautadas na Convenção Internacional sobre Direitos da Pessoa com Deficiência e na Declaração Universal dos Direitos Humanos, ou seja, o movimento busca afirmar a existência da população negra com deficiência enquanto sujeitos de suas próprias histórias, nesse sentido, afirmando as diversidades enquanto parte da humanidade.
Enquanto ação formativa e de conscientização, o movimento produziu um relatório, que foi construído, juntamente à Universidade de York e ao Minority Rights Group International. O documento expõe dados sobre as violências, de cunho interseccional, sofridas pelas pessoas negras com deficiência no Brasil.
Entendendo a importância da vida negra com deficiência e com o objetivo de se aliar e divulgar os dados presentes no relatório, o SINPRO-RIO e o SEPE-RJ decidiram somar forças e organizar a apresentação do relatório aqui no Rio de Janeiro.
A apresentação será realizada no dia 30/09/2023, às 10h, no Espaço Cultural Paulo Freire. O espaço fica localizado na Rua Pedro Lessa, 35, 2º andar. Para apresentação, contaremos com a presença dos participantes do VNDI, Anderson Natanael de Lima Fagundes, Débora Martins Lopes e Luciana Viegas.
Link desta página no QRCODE:
Este post foi publicado em
12/09/2023 às
17:49
dentro da(s) categoria(s): Notícias.
Você
pode seguir quaisquer alterações a esta entrada
através de RSS 2.0
feed.