26/11/2012

No dia 24 de novembro, o

Sinpro-Rio

realizou a primeira assembleia da Campanha Salarial 2013. A assembleia formalizou e autorizou a antecipação da campanha, que deve iniciar as negociações paritárias em fevereiro. Também foi aprovado um calendário de mobilização, a data da nova assembleia e os eixos básicos que nortearão as negociações para a Educação Básica. Uma nova assembleia está prevista para o dia 23 de fevereiro, sábado.

Calendário de Lutas 2013

Como parte das mobilizações aprovadas pelos professores, estão os seguintes atos públicos:

– 03/03, domingo, às 10 horas – 4ª Caminhada dos Professores, na orla da Zona Sul do Rio;

– 17/03, domingo, às 10 horas – Parque de Madureira;

– 27/03, quarta-feira, às 11 horas – Calçadão de Campo Grande.

Eixos aprovados para a Educação Básica:

1 – Reajuste salarial com base no Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC) completo, acrescido de ganho real;

Esta proposta garante a política da Diretoria do Sinpro-Rio da manutenção dos reajustes salariais acima da inflação acumulada no ano.

2 – Manutenção das cláusulas sociais pré-existentes;

Esta proposta consolida as grandes conquistas da categoria como cláusulas pétreas inegociáveis.

3 – Aumento diferenciado para os pisos salariais em todos os níveis;

Esta proposta garante ao piso salarial um reajuste superior àquele concedido aos salários acima do piso como forma de sua valorização.

4 – Equiparação dos pisos salariais da Educação Básica;

Com esta proposta, o piso salarial passa a ser único, para os professores da Educação Infantil ao Ensino Médio.

6 – Cláusula sobre Condições de Trabalho e Saúde do Professor;

Esta proposta garante a inclusão de cláusulas que visam permitir ao professor(a) conquistar a complementação salarial em casos de licença pelo INSS, de evitar o excessivo trabalho em EAD e internet, em permitir maior controle dos casos de afastamento do professor(a), através de exames periódicos, do tratamento preventivo do uso da voz e do tratamento preventivo da saúde mental.

7 – Contribuição Assistencial;

Desconto de 3% sobre os salários reajustados em 1º de abril de 2013. Com esta proposta o Sindicato assegura sua sustentação financeira e manutenção dos projetos e campanhas em prol da categoria.

Calendário de Lutas 2013

– 17/03, domingo, às 10 horas – Parque de Madureira;

– 27/03, quarta-feira, às 11 horas – Calçadão de Campo Grande.

7 – Contribuição Assistencial;

Este post foi publicado em 26/11/2012 às 00:00 dentro da(s) categoria(s): Notícias.