No sábado, dia 9 de maio, os professores da Educação Básica se reuniram em assembleia para debater os rumos das negociações da Campanha Salarial de 2009. Após os informes habituais, o primeiro-secretário do Sinpro-Rio, professor Marcelo Pereira, fez relatos das duas últimas paritárias – entre o Sindicato e os patrões – que apontaram para o seguinte caminho: o patronato recuou no parcelamento do reajuste salarial pelo INPC, que ficou em 5, 92%, fazendo uma proposta de pagamento em uma única vez, mas sem o ganho real. Outra reivindicação da categoria que não entrou na contraproposta dos patrões foi a unificação das férias em janeiro. Segundo os representantes patronais, inserir a questão como claúsula na Convenção Coletiva (CCT) do Trabalho é inegociável.

Para a assembleia, não houve mudança nesta contraproposta. Sem o ganho real nos salários e sem legalização das férias em janeiro na CCT, não há novidade alguma.

Ao final do encontro, a categoria decidiu marcar duas grande mobilizações por melhores salários, condições de trabalho e saúde na Zona Sul e em Madureira. Além disso, uma maior divulgação da luta através de carros de som. A próxima assembleia ficou marcada para o dia 23 de maio, às 10h, na sede do Sindicato.

Para ver fotos clique aqui

Palavras-chave: convenção coletiva

Este post foi publicado em 01/01/2009 às 00:00 dentro da(s) categoria(s): Notícias.