Saiu proposta de ‘Recesso Escolar  em Julho de 2024’ para professores/as

Todos os anos, o Sinpro-Rio tem defendido a necessidade de um calendário unificado. Nossa luta conseguiu uma vitória parcial ao ver aprovada a “Lei de Férias em Janeiro” pela ALERJ, em 2012 (publicaremos mais sobre essa Lei em breve).

O calendário divulgado pelo SinepeRio para 2024, que garante um mínimo de duas semanas de recesso em julho no período comumente concedido pelas escolas públicas, reflete uma luta que a categoria, mediada pelo Sinpro-Rio, vem fazendo há muito tempo.

Na campanha salarial deste ano, como não podia deixar de ser, esse tema esteve presente em todas as paritárias realizadas com a entidade patronal. O sindicato debateu, exaustivamente, o calendário escolar para 2024, que envolve o período das férias, garantido por lei, e, com ênfase, o período de recesso escolar do meio do ano letivo. Defendíamos, nas discussões, a necessidade da existência de um período único para todas as escolas envolvidas, de forma a facilitar a organização do merecido descanso de todos os professores/as, que, por razões de sobrevivência, quase sempre, devido aos baixos salários, atuam em mais de uma instituição de ensino. O argumento de defesa dessa posição envolve o entendimento de que o recesso escolar é uma questão de saúde para alunos e professores. É fato que, desde a pandemia, inclusive, as demandas atuais, com o trabalho virtual, se intensificaram. Os docentes, desde então, vêm aumentando em demasia seu trabalho fora da escola. Nesta perspectiva, o recesso escolar é uma questão de saúde física e mental para professores, assim como as férias em janeiro.

A notícia de que essa reivindicação justa foi contemplada, a partir do calendário divulgado pelo próprio sindicato patronal, nos dá a certeza de que estamos avançando na luta.

Por enquanto, trata-se apenas de uma orientação. O próximo passo é incorporar esse calendário na CCT para que TODAS as escolas respeitem o desejo da CATEGORIA de finalmente ter um CALENDÁRIO UNIFICADO.

Veja o calendário diretamente do site do SinepeRio AQUI!

Este post foi publicado em 27/11/2023 às 10:57 dentro da(s) categoria(s): destaque, Notícias, Primeira página.