Saudamos ZUMBI DOS PALMARES

Sem categoria

Saudando as resistências

Neste mês da consciência negra, o Sinpro-Rio apresenta oficialmente a COMISSÃO DE GÊNERO E ETNIA, que buscará trazer, entre as bandeiras de luta do sindicato, questões relevantes que dizem respeito, no campo da educação, às mulheres, aos homens, à população negra, aos grupos indígenas e aos homossexuais.

Mais do que lembrar da força guerreira ancestral do herói ZUMBI DOS PALMARES, que lutou pela descolonização do Brasil, pela libertação do povo africano escravizado e por uma sociedade socialista, o mês da consciência negra vem nos lembrar que essa luta ancestral começou no dia em que o primeiro africano foi seqüestrado e arrastado para o Brasil num navio negreiro, sofrendo todas as formas de violência e degradação humana.

O Sinpro-Rio entende que não pode ficar alheio a essas questões, que afetam as "minorias", que constituem, na verdade, imensos grupos sociais que têm suas vozes silenciadas de forma dissimulada pelos representantes do poder e detentores do capital, que preservam, aqui no Brasil, sua matriz colonial elitista e racista.

Afirmamo-nos, mais uma vez, contra todas as formas de preconceito, intolerância e discriminação. Comprometemo-nos a contribuir para a construção de uma educação não racista e não sexista, a lutar pela implementação de políticas públicas, a somar nossos esforços para diminuir as desigualdades raciais e de gênero, e desvelar, conter e eliminar a violência e o racismo institucional.

Saudações Sindicais
Comissão de Gênero e Etnia
E-mail: yara@sinpro-rio.org.br