Seminário de Educação Infantil em Madureira

Notícias

No dia 31 de maio de 2007, o Sinpro-Rio realizou o primeiro Seminário de Educação Infantil, em Madureira. Idealizado pela Escola do Professor, o evento aconteceu no Instituto Carmela Dutra, cedido o espaço pelo diretor do instituto Marcelo Lisboa, numa parceria com o Sindicato, envolvendo mais de 130 profissionais de educação.

Na abertura, Marcelo Lisboa discursou sobre a importância desta parceria, endossado pelo presidente do Sinpro-Rio, Francilio Paes Leme, destacando o firme propósito da necessidade de se aprofundar o processo educacional de qualidade, gratuito, democrático, acessível para todos.

Em seguida, o diretor do Sinpro-Rio José Cloves Praxedes, em seu discurso, mencionou os diretores presentes: Wanderley Quêdo, José Angelo, Vânio Lenzi, Leila Azevedo, Octavio Filho, Mariza Muniz, Maria do Céu Carvalho, Ireni Felizardo, Vera Câmara, Viviane Siqueira, Celeste Morgado e Olney Almeida, que, segundo ele, foram fundamentais para a realização do evento.

Seqüencialmente, a palestrante Drª Rosana K. Bines dissertou sobre a A Importância da Leitura na Construção da Identidade Social, mesclando sua fala com o contador de histórias Laerte Vargas.

Com Contos da Tradição Oral (As Fadas; Rosalina; a Cristã Devota; História de Amor; Isabelinha; e Santo Casamenteiro), Laerte propiciou aos profissionais de educação presentes três horas de pura interação que tomou conta do público.

Foram momentos lúdicos, onde os "contos" e a sua "leitura" transformavam as feições num mundo mágico da transformação/interação, ensino e aprendizagem, modificando a realidade de cada profissional presente. Realidade esta que somente com preparação, formação, incentivo poder-se-á enfrentar os desafios deste processo educacional tão carente de investimentos.

Visando a uma integração social dos diferentes profissionais, foi oferecido um almoço, contribuindo para um convívio mais estreito entre estes, a diretoria e os palestrantes. Esta troca de temas transversais são muito enriquecedoras, além de travar novas e duradouras amizades.

No período da tarde, foram realizadas quatro oficinas assim distribuídas:

Recriando o Mundo: Oficina de Sucata, com especialista em Educação Infantil, Cristina Laclette Porto; e a arte-educadora Rosa Araújo Geszti;

A arte de Contar Histórias, com especialista em Literatura Infantil, Sônia Travassos;

Reinventando Novas Relações Entre Seres Humanos e Natureza em Espaços de Educação Infantil e A Cultura do Brincar na Educação, com a especialista em Educação Infantil e membro do NIMA/Edu/PUC-Rio, Ana Lúcia de Souza Leite;

A cultura do Brincar na Educação, com a pedagoga, especialista em Educação Infantil/PUC-Rio; Maria Lúcia Lara.

Essas oficinas representaram o ponto alto deste seminário onde os profissionais de educação tiveram a oportunidade de vivenciar o processo ensino-aprendizagem, através de atividades lúdicas. Os professores puderam aprender, na prática, as diferentes possibilidades de transformação do espaço educativo, assim como das suas práticas pedagógicas. Veja as fotos do Seminário