Usamos cookies de serviços de terceiros para atividades de marketing e para oferecer uma melhor experiência. Leia sobre como usamos cookies em nossa política de privacidade.


Política de privacidade

Seminário de Educação Infantil em Madureira

No dia 31 de maio de 2007, o Sinpro-Rio realizou o primeiro Seminário de Educação Infantil, em Madureira. Idealizado pela Escola do Professor, o evento aconteceu no Instituto Carmela Dutra, cedido o espaço pelo diretor do instituto Marcelo Lisboa, numa parceria com o Sindicato, envolvendo mais de 130 profissionais de educação.

Na abertura, Marcelo Lisboa discursou sobre a importância desta parceria, endossado pelo presidente do Sinpro-Rio, Francilio Paes Leme, destacando o firme propósito da necessidade de se aprofundar o processo educacional de qualidade, gratuito, democrático, acessível para todos.

Em seguida, o diretor do Sinpro-Rio José Cloves Praxedes, em seu discurso, mencionou os diretores presentes: Wanderley Quêdo, José Angelo, Vânio Lenzi, Leila Azevedo, Octavio Filho, Mariza Muniz, Maria do Céu Carvalho, Ireni Felizardo, Vera Câmara, Viviane Siqueira, Celeste Morgado e Olney Almeida, que, segundo ele, foram fundamentais para a realização do evento.

Seqüencialmente, a palestrante Drª Rosana K. Bines dissertou sobre a A Importância da Leitura na Construção da Identidade Social, mesclando sua fala com o contador de histórias Laerte Vargas.

Com Contos da Tradição Oral (As Fadas; Rosalina; a Cristã Devota; História de Amor; Isabelinha; e Santo Casamenteiro), Laerte propiciou aos profissionais de educação presentes três horas de pura interação que tomou conta do público.

Foram momentos lúdicos, onde os “contos” e a sua “leitura” transformavam as feições num mundo mágico da transformação/interação, ensino e aprendizagem, modificando a realidade de cada profissional presente. Realidade esta que somente com preparação, formação, incentivo poder-se-á enfrentar os desafios deste processo educacional tão carente de investimentos.

Visando a uma integração social dos diferentes profissionais, foi oferecido um almoço, contribuindo para um convívio mais estreito entre estes, a diretoria e os palestrantes. Esta troca de temas transversais são muito enriquecedoras, além de travar novas e duradouras amizades.

No período da tarde, foram realizadas quatro oficinas assim distribuídas:

Recriando o Mundo: Oficina de Sucata, com especialista em Educação Infantil, Cristina Laclette Porto; e a arte-educadora Rosa Araújo Geszti;

A arte de Contar Histórias, com especialista em Literatura Infantil, Sônia Travassos;

Reinventando Novas Relações Entre Seres Humanos e Natureza em Espaços de Educação Infantil e A Cultura do Brincar na Educação, com a especialista em Educação Infantil e membro do NIMA/Edu/PUC-Rio, Ana Lúcia de Souza Leite;

A cultura do Brincar na Educação, com a pedagoga, especialista em Educação Infantil/PUC-Rio; Maria Lúcia Lara.

Essas oficinas representaram o ponto alto deste seminário onde os profissionais de educação tiveram a oportunidade de vivenciar o processo ensino-aprendizagem, através de atividades lúdicas. Os professores puderam aprender, na prática, as diferentes possibilidades de transformação do espaço educativo, assim como das suas práticas pedagógicas. Veja as fotos do Seminário


Link desta página no QRCODE:

No dia 31 de maio de 2007, o Sinpro-Rio realizou o primeiro Seminário de Educação Infantil, em Madureira. Idealizado pela Escola do Professor, o evento aconteceu no Instituto Carmela Dutra, cedido o espaço pelo diretor do instituto Marcelo Lisboa, numa parceria com o Sindicato, envolvendo mais de 130 profissionais de educação.

Na abertura, Marcelo Lisboa discursou sobre a importância desta parceria, endossado pelo presidente do Sinpro-Rio, Francilio Paes Leme, destacando o firme propósito da necessidade de se aprofundar o processo educacional de qualidade, gratuito, democrático, acessível para todos.

Em seguida, o diretor do Sinpro-Rio José Cloves Praxedes, em seu discurso, mencionou os diretores presentes: Wanderley Quêdo, José Angelo, Vânio Lenzi, Leila Azevedo, Octavio Filho, Mariza Muniz, Maria do Céu Carvalho, Ireni Felizardo, Vera Câmara, Viviane Siqueira, Celeste Morgado e Olney Almeida, que, segundo ele, foram fundamentais para a realização do evento.

Seqüencialmente, a palestrante Drª Rosana K. Bines dissertou sobre a A Importância da Leitura na Construção da Identidade Social, mesclando sua fala com o contador de histórias Laerte Vargas.

Com Contos da Tradição Oral (As Fadas; Rosalina; a Cristã Devota; História de Amor; Isabelinha; e Santo Casamenteiro), Laerte propiciou aos profissionais de educação presentes três horas de pura interação que tomou conta do público.

Foram momentos lúdicos, onde os “contos” e a sua “leitura” transformavam as feições num mundo mágico da transformação/interação, ensino e aprendizagem, modificando a realidade de cada profissional presente. Realidade esta que somente com preparação, formação, incentivo poder-se-á enfrentar os desafios deste processo educacional tão carente de investimentos.

Visando a uma integração social dos diferentes profissionais, foi oferecido um almoço, contribuindo para um convívio mais estreito entre estes, a diretoria e os palestrantes. Esta troca de temas transversais são muito enriquecedoras, além de travar novas e duradouras amizades.

No período da tarde, foram realizadas quatro oficinas assim distribuídas:

Recriando o Mundo: Oficina de Sucata, com especialista em Educação Infantil, Cristina Laclette Porto; e a arte-educadora Rosa Araújo Geszti;

A arte de Contar Histórias, com especialista em Literatura Infantil, Sônia Travassos;

Reinventando Novas Relações Entre Seres Humanos e Natureza em Espaços de Educação Infantil e A Cultura do Brincar na Educação, com a especialista em Educação Infantil e membro do NIMA/Edu/PUC-Rio, Ana Lúcia de Souza Leite;

A cultura do Brincar na Educação, com a pedagoga, especialista em Educação Infantil/PUC-Rio; Maria Lúcia Lara.

Essas oficinas representaram o ponto alto deste seminário onde os profissionais de educação tiveram a oportunidade de vivenciar o processo ensino-aprendizagem, através de atividades lúdicas. Os professores puderam aprender, na prática, as diferentes possibilidades de transformação do espaço educativo, assim como das suas práticas pedagógicas. Veja as fotos do Seminário


Link desta página no QRCODE:


Este post foi publicado em 01/01/2008 às 00:00 dentro da(s) categoria(s): Sem categoria.
Você pode seguir quaisquer alterações a esta entrada através de RSS 2.0 feed.


<- Voltar