Sinpro-Rio alerta: Vitória no STF! Prazo para pedido de isenção da taxa de inscrição do Enem vai até 26/set

No esforço de manter jovens pobres longe das universidades, o governo federal ameaçou os estudantes que conseguiram isenção no Enem de 2020, mas não compareceram às provas, de perder o direito à isenção da taxa de inscrição em 2021. O valor é de 85 reais. No entanto, por unanimidade, o STF – Supremo Tribunal Federal – derrubou esta exigência absurda, mais um obstáculo que este governo que aí está colocou no caminho dos pobres à Educação.

Foi necessário que a exigência fosse questionada no Supremo por entidades como a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes), a Educafro, com o apoio de 10 partidos: Cidadania, PC do B, PDT, PSB, PSOL, PSTU, PT, PV, Rede e Solidariedade. Foi uma vitória importante sobre as autoridades que deveriam facilitar o acesso dos jovens brasileiros às universidades, mas fazem o contrário.

O Sinpro-Rio apoia totalmente e parabeniza as entidades que lutaram pela garantia do direito dos estudantes à isenção da taxa de inscrição do Enem.

2021 ficará marcado como o ano em que caiu em 50% o número de pretos e indígenas nas inscrições ao Enem. O número total de inscritos caiu para 3 milhões, o menor desde 2007, quando tivemos 4 milhões de inscritos. A média de inscrições nos últimos anos foi de 5 milhões.

O MEC – Ministério da Educação – não tem feito o mínimo esforço de comunicação para divulgar as novas datas de solicitação de isenção ao Enem. Só poderia ser assim num país em que o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirma que universidade é para poucos, e o presidente, Jair Bolsonaro, diz que há um excesso de professores.

O Sinpro-Rio envidará esforços para divulgar ao máximo as novas datas de isenção do Enem. Pedimos a todos e todas que ajudem a divulgar essa conquista e o prazo de inscrição, 26/9. Ainda é possível reverter o baixo número de inscritos de estudantes das camadas mais pobres da população.
Atenção: Os novos pedidos de isenção do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio/2021 – começaram no dia 14 e vão até o dia 26 de setembro.

O site do Enem – https://enem.inep.gov.br/participante/#!/ – fica aberto para os estudantes de baixa renda que tiveram isenção da taxa do exame no ano passado e não compareceram à prova.

(fontes: Agência Brasil e Terra)

Este post foi publicado em 20/09/2021 às 17:42 dentro da(s) categoria(s): Notícias.