Sinpro-Rio debate a Conae com estudantes

No dia 16 de junho, o Sinpro-Rio esteve na PUC-Rio, representado pelo seu presidente, Wanderley Quêdo, participando da Conferência Livre de Educação, organizada pelo DCE da instituição e apoiada pelo Sindicato.

O tema abordado pelo encontro foi a Conferência Nacional de Educação (Conae), a ser realizada em 2010, coube ao primeiro encontro falar sobre o Eixo I (o papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade, a organização e regulação da educação nacional).

Wanderley explicou aos estudantes a importância de um sistema nacional articulado para implantar as políticas de Estado e minimizar as de governo. O professor de Direito da PUC-Rio, Francisco Guimarães, falou sobre o papel do Estado em propor diretrizes e a presença, assegurada em lei, dos estudantes no Conselho Universitário. Encerrando, o diretor de Políticas Educacionais da UNE, Rafael Chagas, destacou o porte da mudança da estrutura educacional que se propõe e a necessidade de uma colaboração entre as esferas.

A conferência ainda abordou, na noite do dia 16, o Eixo II (a qualidade da educação, a gestão democrática e a avaliação) e, no dia seguinte, o Eixo III (a democratização do acesso, a permanência e o sucesso escolar).

Este post foi publicado em 01/01/2009 às 00:00 dentro da(s) categoria(s): Sem categoria.