Hoje, Dia Internacional da Mulher, a diretoria do Sinpro-Rio vem solidarizar-se com todas as mulheres que, através da história, conquistaram com muita luta, contra todas as formas de preconceito e violência, o direito ao exercício da cidadania.

Às professoras, o nosso reconhecimento de que a categoria não seria tão forte, tão lutadora, não fossem as mulheres que nela trabalham e ainda lutam por direitos.

Hoje, é impossível se falar em magistério sem reconhecer a força das mulheres frente a esta categoria.

Em pleno século 21, as mulheres ainda lutam pela manutenção de seus direitos e conquistas. Nesse momento, por exemplo, pela manutenção de uma aposentadoria digna.

Mas a luta continua, pois mesmo com jornada dupla de trabalho e o não reconhecimento de muitos de seus direito, as professoras se empoderaram.

Às companheiras professoras, o nosso respeito e congratulações.

Dia Internacional da Mulher, um pouco de história

São atribuídos a vários episódios a consolidação do “Dia Internacional da Mulher”. Vamos a alguns deles:

A data foi comemorada pela primeira vez em 28 de março de 1909. A iniciativa foi do Partido Socialista da América, homenageando o gênero que sofria com maus tratos, desconsideração e repressão, principalmente as operárias que trabalhavam nas indústrias têxteis de Nova York.

O prenúncio destes maus tratos se concretizou em 25 de março de 1911, quando um incêndio de grandes proporções matou 46 trabalhadores e trabalhadoras, sendo a maioria mulheres costureiras.

O trágico acontecimento levou muitos a considerarem que o “Dia Internacional da Mulher” nasceu em razão desse episódio.

Mas a data passou a ser comemorada periodicamente a partir de uma greve ocorrida na Rússia, em 08 de março de 1917. A greve das mulheres por melhores condições de trabalho foi um dos estopins para o início da Revolução Russa, que derrubou o czar e transformou a história do século 20.

Depois de muitos anos, em 1975, a ONU designou aquele como o “Ano Internacional das Mulheres” e, em dezembro de 1977, a data de 08 de março foi definida oficialmente pelas Nações Unidas como “Dia Internacional da Mulher”.

Diretoria 
Sinpro-Rio


Link desta página no QRCODE:


Este post foi publicado em 08/03/2017 às 07:00 dentro da(s) categoria(s): Notícias.
Você pode seguir quaisquer alterações a esta entrada através de RSS 2.0 feed.


<- Voltar