Sinpro-Rio lança campanha "Saúde do Professor" em sua sede

No dia 18 de março o Sinpro-Rio realizou o lançamento da campanha “Saúde do Professor” em sua sede, no Centro.

A cerimônia teve início com o presidente Wanderley Quêdo, reafirmando a postura do Sinpro-Rio como um sindicato cidadão, que trabalha o ano inteiro, ativamente, e que procura trazer para a categoria mais conhecimento sobre seus direitos, lutas e também de condições de trabalho e saúde.

Wanderley apresentou a campanha e seus principais temas: síndrome de Burnout, uso da voz em sala de aula, a questão do atendimento on-line, a defesa das férias em janeiro e de um calendário único, a luta contra a violência física e o assédio moral, e a exaustão emocional. Finalizando, o presidente afirmou que a campanha pretende dar um salto de qualidade na vida da categoria, passando, primeiro, pelas condições salariais e, depois, pelas de trabalho e de saúde.

Após a abertura, as assessoras técnicas da campanha, as psicólogas Elaine Juncken e Sandra Korman, falaram sobre a síndrome de Burnout, o cotidiano e as dificuldades da categoria, a mobilização dos professores e da sociedade, e como um projeto de vida profissional pode ajudar na autoestima.

Elaine Juncken destacou as agruras dos professores, como a pressão sofrida por diretores e pais de alunos; a deficiência do aprimoramento profissional por falta de tempo e dinheiro; o desacato dos alunos, etc. A psicóloga falou sobre a síndrome de Burnout e suas características: o contato frio, irônico e cínico com os alunos; o esgotamento físico e emocional; distúrbio do sono; sensação de fracasso; dores musculares; e baixa autoestima, dentre outros

– A síndrome é uma “cronificação” do estresse laborial. É um estresse relativo ao trabalho que é tratado erroneamente como um estresse comum – declarou, acrescentando que “o professor é o protagonista da educação. Sem ele não educação e sem educação não há futuro”.

Sandra Korman avaliou que “a campanha tem um caráter de mobilização pela mudança da educação, mesmo esta sendo um conceito abstrato”.

Ela analisou a sociedade atual como individualista e privada, em que todos estão condenados a se sentirem faltosos, com o conhecimento, com a angústia de ficar aquém da sociedade:

– Por isso, há de haver uma reflexão sobre a questão; e, por conta disso, o projeto de vida profissional se faz ainda mais necessário – resumiu.

Sandra encerrou dizendo estar muito feliz em fazer parte desta campanha, que ela considera uma mobilização.

O evento contou com a presença de representantes do Conselho de Fonoaudiologia, do Sinpro Niterói, do Colégio Pedro II e da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade.

Por fim, Wanderley Quêdo mostrou o abaixo assinado on-line que o Sinpro-Rio está fazendo, em defesa das férias em janeiro, e deu a assinatura inaugural. Também foram distribuídas cartilhas sobre síndrome de Burnout e, para encerrar, todos participaram de um coquetel de confraternização.

Veja as fotos aqui

Veja as fotos aqui

Este post foi publicado em 01/01/2009 às 00:00 dentro da(s) categoria(s): Sem categoria.