Sinpro-Rio marca presença no Fórum Permanente da Educação Infantil

Notícias

A Comissão de Educação Infantil do Sinpro-Rio esteve presente, através das diretoras Mariza Muniz e Ireni Felizardo, no Fórum Permanente da Educação Infantil do Rio de Janeiro, realizado no dia 5 de maio, no Hotel Atlântico Copacabana.

O encontro teve início com a coordenadora geral de Educação Infantil do MEC, Rita Coelho, explicando o objetivo do encontro: apresentar referências para se discutir o currículo da Educação Infantil e "Descobrir qual o papel específico deste primeiro momento da Educação Básica com o conhecimento" avaliou Rita.

Em seguida, foi apresentado o Projeto MEC-UFRGS, que tratou da contribuições de pesquisadores, docentes e de fóruns regionais sobre ações cotidianas na educação das crianças de zero a três anos e foi desenvolvido pelas pesquisadoras Loide Trois, Maria Carmem Barbosa, Maria Luiza Flores e Simone Albuquerque.

As quatro explicaram que o projeto começou com o envio de um questionário a pesquisadores, docentes e responsáveis por fórum estaduais, e, em cima das respostas, foi possível apontar alguns eixos comuns aos aos três perfis de entrevistados, como: a importância de dissociar o educar do cuidar; de debater o currículo na Educação Infantil; de enfatizar a formação dos professores; de aprofundar as relações com a família da criança; além da preocupação com a ludicidade e as brincadeiras, o direito e o bem-estar infantil.

Com base nesses eixos, foi possível apontar os desafios a serem superados pela Educação Infantil: investimento na formação e valorização do professor, regulamentar e melhorar a infraestrutura das instituições de ensino e aumentar a participação da família no processo educativo.

Após a explanação da pesquisa desenvolvida pela UFRGS, seguiu-se um debate onde foram abordados o privilégio de trabalhar com crianças, a dissociação do educar do cuidar, a formação do professor, entre outros.

Na parte da tarde, o MEC promoveu um debate sobre as Diretrizes Curriculares da Educação Infantil com a coordenadora do Curso de Especialização em Educação Infantil da PUC-Rio, Sonia Kramer.

Para ver fotos clique aqui