SINPRO-RIO NA BIENAL 2019: veja fotos e vídeos das atividades

O Sinpro-Rio participou da Bienal do Livro 2019, com o stand “Espaço de Educação Paulo Freire”, no pavilhão 04 verde, stand R67. Realizamos várias oficinas, palestras, contação de histórias e rodas de conversa gratuitas, além da divulgação de livros de alguns autores/as professores/as, ao longo dos 10 dias de evento.

Pudemos conversar com os professores/as sobre as questões que motivam e que afligem a nossa categoria e a troca de experiências foi bastante proveitosa.

A Bienal começou no dia 30 de agosto e encerrou no dia 08 de setembro. Confira, através de fotos e vídeos, um pouco das atividades:

16/09 – Vejam um vídeo com imagens das atividades desenvolvidas pelo Sinpro-Rio durante toda a Bienal Internacional do Livro-Rio 2019 AQUI e AQUI!

08/09 – Fechamos as atividades no nosso stand na Bienal do Livro 2019 com a palestra: “Professores Poetas: Entre a Sala de Aula e a Escola Literária” e um Sarau, com João Pedro Fagerlande, Elisa Fagerlande e Liliane Balonecker. Veja esse pequeno vídeo e algumas fotos do evento.

08/09 – Contação de história: “4teto conta história”, com Carol Monteiro, Carolina Oliveira, Luciana Macedo e Marta Cerqueira. Veja um breve vídeo fotos aqui.

08/09 – Veja um pouco da Roda de Poesia, apresentada por Teresa Drummond, com Elza Cléa Macedo, Léa Anastassakis, Regina Castelo Branco e Sueli Ramôa aqui.

08/09 – A juventude da Maré prestigiou o Espaço de Educação Paulo Freire. Veja a foto.

07/09 – A professora e doutora em Antropologia Ana Lúcia Guimarães convidou a Bienal para duas atividades: lançamento do seu livro “Aprendizagem Colaborativa e Redes Sociais” e também a oficina, que ministrou logo em seguida, “BNCC na prática”. Veja vídeo e algumas fotos.

07/09 – A troca de experiências “Inclusão na Escola” atraiu bastante público. Fotos aqui.

07/09 – Durante todos os dias, nossos diretores e diretoras, funcionários e funcionárias distribuíram materiais sobre o educador Paulo Freire, nota de repúdio sobre a atitude do prefeito Crivella contra um livro da editora Marvel, além de brindes e livros para nossos/as filiados/as! Tudo produzido com enorme carinho, porque acreditamos na educação de qualidade, pública, laica e libertária. Junte-se a nós na luta por um futuro melhor! Veja um pouco do nosso trabalho na Bienal aqui.

07/09 – O dia da Independência do Brasil começou no Espaço de Educação Paulo Freire com o pré-lançamento do livro “O Mantra”, do professor Afonso Celso Teixeira. Ele apresentou o livro nesse breve vídeo e durante sua palestra, com participação da psiquiatra Patrícia Cavalcanti Schimid. Veja algumas fotos aqui. e aqui.

06/09 – Fechando o intenso dia 6 de setembro, apresentação do livro “Malditos Poetas, Malditos”, de Erivelto da Silva Reis. Veja foto.

06/09 – O Sinpro-Rio repudiou veementemente a atitude tomada pelo prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, em tentativa de censura à Bienal 2019. Veja a nossa NOTA DE REPÚDIO, postada direto da Bienal do Livro.

06/09 – Pércio Mina, autor de “Eu sei”, sobre a vida do mestre Cartola, também apresentou seu trabalho. Veja aqui o vídeo e foto da passagem dele por nosso stand.

06/09 – A contadora de histórias Sônia Travassos apresentou “Lá em cima daquele morro”. Veja fotos aqui e aqui, além de um trecho em vídeo do trabalho dela.

06/09 – A professora e autora Maria Sônia de Lima Salles Abreu também apresentou seu livro “Revirando o Baú” no nosso stand. Veja algumas fotos aqui.

06/09 – O professor Antonio Bonifácio R. de Souza apresentou seu livro, “Velho, eu?”. As professoras e os professores da COPAP também marcam presença no stand Espaço de Educação Paulo Freire: confira as fotos.

06/09 – Das 10h às 11h, recebemos a palestra – “Astrologia na Política”, com Heber Fernandes da Silva. Veja as aqui.

05/09 – Fechando o dia, tivemos a roda de debate: Justiça, Constituição e Sociedade. Organizadores: Wladimir Cerveira Alencar, Ana Paula Corrêa e Renato Nunes Bittencourt. Veja fotos aqui e também a entrevista com os organizadores.

05/ 09 – A professora Daniele Calixto esteve em nosso stand e apresentou seu livro: “Amigo cabe em qualquer lugar” . Veja as fotos e a autora falando do livro.

05/09 – Crianças de todas as idades participaram da contação de história ” O pó do crescimento, de Ilan Brenman”, com Vanessa Hanan. Veja uma rápida fala da autora e algumas das fotos aqui e aqui.

05/09 – A contação de história “Encantos Amazônicos”, com Emiliana Moraes, trouxe as histórias do Brasil pra Bienal. Veja fotos e o vídeo da arte-educadora aqui.

05/09 – O professor e autor Mário Maturo Coutinho apresentou o seu livro “Como Ensinei Matemática”, onde ele aborda sua experiência de 40 anos em sala de aula. Veja o vídeo e fotos da apresentação e atendimento aos professores/as aqui e aqui.

04/09 – O professor Fábio Linhares levou seus alunos/as para atividades no Espaço de Educação Paulo Freire. Veja o depoimento dele.

04/09 – As crianças adoraram a oficina “Ciência para pequenos cientistas“, com Grazielle Rodrigues Pereira (e os adultos também!). Veja fotos e esse vídeo.

03/09 – “Atenção! Poema! Aqui! É possível escrever um poema usando apenas uma palavra?”, com Luiz Guilherme Barbosa, atraiu professores/as e pessoas que passavam pelo local. Veja fotos e também este vídeo.

03/09 – “ShowCante que encante!”. Veja fotos e este breve vídeo.

03/09 – Os diretores e diretoras se revezam para conversar com a categoria. Visite nosso stand!

03/09 – Passe no stand do Sinpro-Rio durante toda a Bienal 2019 e preencha a nossa pesquisa de perfil da categoria: é simples, digital, não leva nem 2 minutos e você ainda vai ganhar um brinde!

03/09 – A oficina “Abayomi Encontro Precioso”, com Dayse Gomes e Daniella Gomes, reuniu crianças que visitavam com as escolas e também muitos adultos. Veja fotos e esse vídeo e esse canto.

02/09 – Roda de Conversa com o Professor e Sociólogo Lejeune Mihran sobre o livro “Comportamento eleitoral do brasileiro: 1945 a 2018”. Confira a entrevista.

02/09 – Roda de Conversa com Marcelo Jaccoud , sobre “Flores Amarelas: um olhar sobre quem mora na rua”. Veja o que o autor fala sobre o tema aqui e sua entrevista.

02/09 – O professor Fernando Vieira apresentou seu livro  “Navegando contra a maré: a relação entre MST e a mídia”. Veja fotos e um vídeo sobre o livro que será lançado no dia 4 de outubro. Confira também a entrevista do autor.

02/09 – A Rádio Sinpro-Rio foi transmitida diretamente da Bienal 2019. Veja aqui.

02/09 – A a Roda de Conversa com contação de história “A urgência da literatura negra na contemporaneidade“, com Sinara Rubia, Sônia Rosa, Tatiane Oliveira e Clarissa Lima., foi um sucesso. Veja algumas fotos.

02/09 – Veja nossa programação e alguns dos materiais que estão sendo distribuídos gratuitamente no Espaço de Educação Paulo Freire, até o fim da Bienal (ou enquanto durarem nossos estoques) aqui.

01/09 – Anielle Franco, irmã da vereadora assassinada Marielle Franco, apresentou o livro “Cartas para Marielle”. Confira foto e um curto vídeo apresentando a obra. Veja também a

01/09 – A contação de História “Retalhos de Arrepiar”, com a Cia. Costurando histórias também passou pelo nosso Espaço Paulo Freire. Fotos aqui e um pequeno vídeo aqui.

01/09 – Marcello Rodrigues de Azevedo apresentou sua obra,  “Novo sindicalismo para o capitalismo do século XXI”. Veja este pequeno vídeo e essas fotos.

31/08 – Aproveitamos a vinda do professor e teólogo Leonardo Boff à Bienal para apresentar a ele o projeto do Espaço de Educação Paulo Freire. Veja foto.

31/08 – A Roda de Conversa “A criminalização da pobreza: entendendo a violência no Brasil”, com a professora e assistente social Newvone Costa, que trabalhou por 32 anos no sistema prisional, reuniu professores, sociedade e também contou com a participação do deputado estadual (PT), Waldeck Carneiro. Veja fotos e um pequeno vídeo da Newvone aqui.

31/08 – A autora e professora Cilene Maria Cavalcanti fala sobre o livro “Lygia Bojunga e suas histórias: um caminho para a maturidade”. Veja algumas fotos. Ela também falou brevemente, agradecendo a oportunidade de apresentar o livro: confira!

31/08 – Alunos/as de Queimados da autora e professora Cilene Maria Cavalcanti, nossa palestrante das 15 horas, escolheram o stand Paulo Freire para dar entrevista para um veículo de comunicação de massa. Confira algumas fotos feitas durante a entrevista.

31/08 Roda de conversa: Conhecer Paulo Freire, com Alice Akemi Yamasaki. Veja fotos aqui e aqui e também um pequeno video.

30/08 – Fotos da INAUGURAÇÃO do stand.

30/08 – O vídeo da INAUGURAÇÃO e da ENTREVISTA, com a participação da professora Dra. Nita Freire, viúva do educador Paulo Freire, aqui!


Link desta página no QRCODE:


Este post foi publicado em 09/09/2019 às 15:11 dentro da(s) categoria(s): Notícias.
Você pode seguir quaisquer alterações a esta entrada através de RSS 2.0 feed.


<- Voltar