Sinpro-Rio participa de evento em homenagem ao mestre no C.E. Julia Kubitschek

No dia 14 de outubro, véspera do Dia do Mestre, Colégio Estadual Julia Kubitschek realizou um evento comemorativo com a presença do Sinpro-Rio e do Sepe para debater os valores, a paixão e a realidade dos professores.

Primeiramente, os alunos tiveram a oportunidade de assistirem a um esquete – apresentado pela atriz e psicanalista Dinah Kleve – mostrando a realidade de uma professora com sintomas da Síndrome de Burnout. Após, a psicóloga Elaine Juncken falou sobre as demandas dos professores, dos alunos, dos pais, da coordenação; salário incompatíveis com sua formação e jornadas elevadas de trabalho; violência e o desrespeito em sala de aula, que levam a um estresse laboral, que podem desencadear a Síndrome de Burnout.

As diretoras do Sinpro-Rio Adalgiza Burity, Mariza Muniz, Rosi Menescal e Valquíria Juncken falaram sobre o poder de transformação e contribuição para a sociedade do professor, explicaram o papel do Sindicato, a convenção coletiva, o trabalho do Departamento Jurídico e da Escola do Professor e a importância de se sindicalizar:
– Junto a gente transforma. Sozinho a gente só sonha – encerrou Rosi.

Wíria Alcântara, coordenadora do Sepe, lembrou que longe de ser como um sacerdote ou um dom, o ato do ensinar é uma militância; os professores cumprem com uma série de demandas diárias vindas não só dos alunos, como dos pais, da direção e da sociedade. Para Wíria, a luta deve ser constante:
– Muitos de vocês estarão conosco deste lado da trincheira dentro em breve – finalizou.

– Junto a gente transforma. Sozinho a gente só sonha – encerrou Rosi.

Este post foi publicado em 01/01/2009 às 00:00 dentro da(s) categoria(s): Notícias.