27/11/2015

foto

Na noite do dia 26 de novembro, a Diretoria do Sinpro-Rio ofereceu a “Homenagem aos Mestres”. A solenidade teve início com a apresentação do violinista Otavio Lima de Oliveira, que emocionou os presentes.

Com a homenagem, o Sindicato resgata a memória de luta dos educadores que contribuíram, na militância política ou dentro das salas de aula, para uma Educação transformadora. Foram homenageados os professores e professoras Hélio Alberto de Moraes, José Livieto de Medeiros, Luiza Miriam Ribeiro Martins, Regina Maria Alves de Carvalho, Severo de Paoli e Valdir Elizardo da Silva.

Na placa de homenagem, a inscrição de Bertold Brecht: “Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis”.

O primeiro homenageado foi o professor de História Hélio Alberto de Moraes, que recebeu a placa das mãos de Roberto Zaremba Bezerra e agradeceu “Esse é um momento de grande felicidade e emoção. Gostaria que todos os professores pudessem passar por este momento de alegria, mas tenho orgulho em dizer que esta é uma festa de todos os professores.”

Seguindo as homenagens, a professora de Português Regina Maria Alves de Carvalho recebeu sua placa das mãos de Gabriel Ribeiro e disse “A sala de aula, para mim, ainda é um ambiente de prazer, além de ser um ambiente fértil […] agradeço a homenagem, me emociona bastante.”

Na sequência, foi a vez de Edson Basílio da Silva entregar a placa ao professor de Biologia Severo de Paoli falou “A gente é o que é por termos pessoas que nos fazem grande. Ninguém é grande sozinho. Ser professor é o meu papel, é ali que me realizo. Obrigado por tudo. Vamos em frente!”

O professor de Educação Física Valdir Elizardo da Silva recebeu sua homenagem de Eneida Freira e agradeceu “Sou profissional de Educação Física sim, mas acima de tudo, sou educador e eu aprendi com todos vocês que estão aqui. Eu sempre acho que poderia ter feito muito mais. Muito obrigado por esta noite senhores.”

Finalizando, Lucia Naegeli fez uma apresentação sobre a vida do professor de Química e ex-diretor do Sinpro-Rio, José Livieto de Meideiros, que encerrou a noite com as seguintes palavras: “Agradeço primeiro a Diretoria por recriar este espaço. Entendo esta solenidade como um vincula do Sindicato com a categoria. Agradeço muitíssimo aos presentes por este “mimo” aos companheiros homenageados e a mim […]. Não gosto de falar de mim, mas acho que uma coisa só resume minha personalidade: eu sou um fazedor de amigos. Toda minha vida foi neste sentido. […] Estando em um sindicato temos que falar de política mas como falar de política neste momento? Há uma ausência de vontade de falar de política. Mas chegar aqui e não dizer nada não é possível. A situação está complicada mas é preciso defender o certo, a democracia, a honestidade, a ética e todos os princípios… é o que sabemos fazer e temos obrigação.”

Infelizmente a homenageada Luiza Miriam Ribeiro Martins não pôde comparecer à solenidade por ter se acidentado na véspera do evento. Sua placa foi guardada para que, assim que se recupere, possa receber sua devida homenagem.

[A mensagem original inteira não está incluída.]

Este post foi publicado em 27/11/2015 às 00:00 dentro da(s) categoria(s): Notícias.