Sinpro-Rio repudia invasão fascista ao 5° Encontro dos Estados Gerais da Cultura

Quando o muro separa uma ponte une / Se a vingança encara o remorso pune / Você vem me agarra, alguém vem me solta / Você vai na marra, ela um dia volta (…) Que medo você tem de nós…

(“Pesadelo”, Maurício Tapajós e Paulo César Pinheiro)

O Sinpro-Rio repudia e lamenta a invasão fascista ao 5° Encontro dos Estados Gerais da Cultura, organizado pelo cineasta Silvio Tendler, com apoio da ABI – Associação Brasileira de Imprensa. O evento online, mesmo sendo interrompido por grosserias fascistas, foi apresentado com o tema “O lugar dos povos indígenas nas políticas culturais do Brasil”. Em razão da violência fascista, ficou para uma fase posterior o debate virtual com o professor José Ribamar Bessa Freire, da Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-Rio), na qual orienta pesquisas de doutorado e mestrado, e da Faculdade de Educação da UERJ, onde atua como coordenador do Programa de Estudos dos Povos Indígenas.
À absurda invasão, a organização do evento respondeu com arte, mediante música e poesia, com o canto e voz de Sabah Moraes, e o lirismo do manifesto ‘Meu lugar de fala é o mundo’, assinado por Silvio Tendler, e lido pelo ator Eduardo Tornaghi.
É assim: eles invadem hospitais, manifestações políticas e culturais, e até velórios, agem de forma violenta em atos virtuais e presenciais, e nós sempre respondemos com cantos de paz.
O Sinpro-Rio parabeniza a reação pacífica dos organizadores e participantes do evento, colocando sua trajetória tradicional de luta e resistência à disposição do Encontro dos Estados Gerais da Cultura.


Link desta página no QRCODE:


Este post foi publicado em 07/09/2020 às 17:06 dentro da(s) categoria(s): Notícias.
Você pode seguir quaisquer alterações a esta entrada através de RSS 2.0 feed.


<- Voltar