Apesar de ser uma época em que as pessoas podem aproveitar as férias, há um problema que é o grande inimigo do bem-estar social no ver?o: a dengue. A doença, transmitida pelo mosquito ?des ?gypti, provoca enorme desconforto em quem a adquire e pode levar até à morte. Para evitar maiores complicaç?es, é preciso tomar uma série de precauç?es para que a larva do inseto n?o se desenvolva e permita que a populaç?o n?o seja contaminada.

A dengue é um mal antigo, que vem sendo combatido desde o século XVIII. Seus primeiros casos registrados foram em Java, na Ásia; e nos Estados Unidos. O termo “dengue” vem do espanhol e quer dizer “manha”, se referindo ao estado de cansaço com que as pessoas infectadas ficam. A doença se alastrou nas Américas basicamente a partir da década de 60. A partir dos anos 80, diversas epidemias atingiram a cidade do Rio de Janeiro e capitais nordestinas.

Os sintomas mais comuns s?o febre; dores no corpo, principalmente nas articulaç?es; e dor de cabeça. Também podem aparecer manchas vermelhas pelo corpo e, em alguns casos, sangramento, mais comumente na gengiva. O procedimento a ser tomado é procurar um posto de saúde o mais breve possível e evitar a automedicaç?o, já que alguns medicamentos, como o Ácido Acetilsalicílico (AAS) e a Aspirina devem ser evitados.

A prevenç?o é a principal forma de eliminar os focos do ?des. Os lugares com maior incidência de larvas s?o aqueles com água parada, como pneus abandonados, latas e garrafas vazias, vasos de plantas e locais com lixo acumulado. É importante vigiar se há água nos compartimentos, assim como utilizar mosquiteiros e principalmente telas nas janelas. Roupas que cubram a maior parte do corpo e repelente s?o medidas que também auxiliam na diminuiç?o do risco de ser contagiado pela doença.

Para que o ver?o de todos seja saudável, é preciso haver cooperaç?o e, principalmente, conscientizaç?o da problemática da dengue. Para mais informaç?es sobre a doença e como se prevenir, o governo do Estado criou o site Rio Contra Dengue, que contém todas as informaç?es sobre a doença. Há também o telefone 0800 021 9191, gratuito, pelo qual a populaç?o pode fazer denúncias e tirar suas dúvidas.


Link desta página no QRCODE:


Este post foi publicado em 01/01/2010 às 00:00 dentro da(s) categoria(s): Notícias.
Você pode seguir quaisquer alterações a esta entrada através de RSS 2.0 feed.


<- Voltar