Assembleia histórica aprova, por ampla maioria, greve pela vida!

Mais de 500 professores e professoras participaram da Assembleia Unificada do Sinpro-Rio, realizada neste sábado, dia 04 de julho, de forma virtual. Mais de 90% dos presentes votaram a favor da greve pela Vida, dizendo NÃO ao retorno às aulas presenciais, agora! Foi aprovada, ainda, nova assembleia para o dia primeiro de agosto, mas, caso haja necessidade, esta data pode ser antecipada.
Para o presidente do Sinpro-Rio, professor Oswaldo Teles, o retorno somente acontecerá com a garantia das autoridades de saúde, com base em rígidos protocolos sanitários e de segurança, além de ampla discussão na sociedade. “O Sindicato se pauta no respeito às instituições científicas de saúde, como a Fiocruz. Estudos científicos deixam claro que não há condições para uma volta tranquila e segura neste momento. A GREVE É PELA VIDA! Os professores e as professoras continuarão trabalhando com base no ensino remoto até as autoridades de saúde confirmarem o retorno com segurança, com plano de retorno e protocolos rígidos.”
Antes da votação, alguns dirigentes se pronunciaram e mais de 20 professoras e professores da base da categoria fizeram falas de avaliação. A grande maioria dos pronunciamentos se mostrou contra a volta às aulas presenciais, neste momento, e a favor da greve pela vida.

O QUE FOI APROVADO:

1) GREVE EM DEFESA DA VIDA.
2) NÃO AO RETORNO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS NOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO PRIVADO NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, AGORA.
3) RETORNO SOMENTE COM A GARANTIA DAS AUTORIDADES DE SAÚDE, COM BASE EM RÍGIDOS PROTOCOLOS DE SEGURANÇA.
4) PRÓXIMA ASSEMBLEIA: DIA 1º DE AGOSTO, COM POSSIBILIDADE DE ANTECIPAÇÃO.

———————————————-

?? VEJA, ABAIXO, O HISTÓRICO DE NOTÍCIAS RELACIONADAS AO TEMA“ASSEMBLEIA UNIFICADA E GREVE EM DEFESA DA VIDA” E SOBRE O “RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS NO SETOR PRIVADO DE ENSINO DURANTE A PANDEMIA”:

?AUDIÊNCIA PÚBLICA DE 16/07: EM PAUTA, OS PROTOCOLOS PARA O RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS. A audiência foi transmitida ao vivo pelo YouTube AQUI.

?PREFEITURA DO RIO: NOVO DECRETO PREVÊ REABERTURA DE CRECHES, ESCOLAS E UNIVERSIDADES EM 01/08

Creches e escolas, tanto municipais quanto privadas, permanecem fechadas durante a fase 3B. Elas estão previstas para abrir a partir de 1° de agosto (fase 5). Leia AQUI.

?NOTA DO SINPRO-RIO: ORIENTAÇÕES AOS/ÀS PROFESSORES/AS

A greve foi deflagrada pela categoria para defender a saúde dos professores/as, dos alunos, familiares e demais trabalhadores da comunidade escolar. Saiba mais AQUI.

?DECRETO DO GOVERNADOR FALA EM SUSPENSÃO DO RETORNO ÀS ESCOLAS ATÉ 21 DE JULHO!

Tendo em vista a publicação do Decreto nº 47.152 do governador Wilson Witzel, publicado hoje, dia 07/07/2020, no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, suspendendo as atividades nas escolas privadas e públicas (leia o artigo 5º, parágrafo 6º), da Creche à Educação Superior, o Sinpro-Rio orienta os professores e as professoras de que não é possível ser chamado ao retorno às atividades presenciais dentro das escolas até o dia 21 de julho.Veja o Decreto AQUI.

?SINPRO-RIO FALA À REDE SINA SOBRE GREVE DOS PROFESSORES EM DEFESA DA VIDA:

No dia 07 de julho, o diretor do Depto Jurídico, professor Elson Paiva, gravou um vídeo para o Conecta Rio, sobre a greve dos professores. Veja AQUI.

?SINPRO-RIO DIVULGA VÍDEO PARA A CATEGORIA SOBRE A GREVE PELA VIDA:
O diretor do Departamento Jurídico do Sinpro-Rio, professor Elson Paiva, fala sobre a assembleia unificada do dia 04/07/2020 com cerca de 600 docentes, na qual a categoria deliberou, com mais de 90% dos votos, pelo não retorno às atividades presenciais dentro das escolas, mantendo as aulas remotas.
Veja o vídeo (2’30”) do nosso YouTube AQUI!

DÚVIDAS? Participe do nosso programa de rádio web, pelo Facebook, segunda, dia 06/07, 15h!

?VEJA AS RESPOSTAS PARA AS DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE A ADESÃO À GREVE EM DEFESA DA VIDA

Fique por dentro das mais frequentes questões sobre adesão à greve! Aqui você também poderá baixar a Lei de Greve direto do site Palácio do Planalto. Caso persistam as dúvidas, o Sinpro-Rio te ajuda! Leia AQUI!

? SINPRO-RIO NOTIFICA AS ESCOLAS SOBRE O RISCO DA VOLTA À ESCOLA

Embora seja facultativa, não há dúvidas que o decreto se encontra em desacordo com todas as recomendações das autoridades sanitárias que afirmam que não há condições, no momento atual, para que a comunidade escolar se exponha a níveis elevados de contaminação pelo COVID-19. Este fato é corroborado pela maioria dos pais que declara que não retornará com seus filhos às atividades presenciais neste momento, e pelos professores, notadamente os que apresentam ou moram com parentes que apresentam comorbidades de saúde. Leia o texto completo AQUI.

?PROFª KÁTIA SCHAEFFER FALA OS RISCOS DA VOLTA ÀS AULAS E AS INTERAÇÕES ENTRE AS CRIANÇAS.

Durante a Plenária em Defesa da Vida, no dia 13 de junho, a professora Kátia Schaeffer, do NINA/UniRio, abordou as questões acima mencionadas. Veja AQUI.

?JORNAIS EXTRA E O GLOBO: PROFS. DA REDE PARTICULAR SE RECUSAM A VOLTAR ÀS AULAS PRESENCIAIS NESTE MOMENTO

Organizada pelo Sindicato dos Professores do Município do Rio, a assembleia de ontem teve a participação de cerca de 600 docentes. Mais de 90% votaram contra o retorno imediato. Diretor da entidade, Afonso Celso disse à radio CBN que a categoria espera que a prefeitura mude a data prevista inicialmente.
— Já deixamos uma assembleia marcada para 1º de agosto, que pode ser antecipada caso haja algum fato novo.
Leia a matéria completa AQUI.

?SINPRO-RIO FALA À CBN, BAND NEWS E EBC SOBRE GREVE EM DEFESA DA VIDA

Após o fim da assembleia do dia 04 de julho, o vice-presidente do Sinpro-Rio, professor Afonso Celso Teixeira, deu entrevista às rádios CBN, Band News e Rádio Nacional (EBC) sobre a decisão da categoria de não retornar à escola agora.

Ouça a entrevista AQUI!

?Assembleia Unificada delibera pelo NÃO RETORNO À ESCOLA!

Mais de 500 professoras e professores, numa assembleia histórica de unidade e de luta no dia 04 de julho, deliberaram, por ampla maioria dos votos, por:
1) GREVE EM DEFESA DA VIDA;
2) NÃO AO RETORNO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS NOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO PRIVADO NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, AGORA;
3) RETORNO SOMENTE COM A GARANTIA DAS AUTORIDADES DE SAÚDE COM BASE EM RÍGIDOS PROTOCOLOS DE SEGURANÇA;
4) PRÓXIMA ASSEMBLEIA DIA 1º DE AGOSTO, COM POSSIBILIDADE DE ANTECIPAÇÃO.

Mais informações a qualquer momento, pelo site e redes sociais do Sinpro-Rio.

_________________________________

(IMPORTANTE! Notícia originalmente publicada no dia 04 de julho, logo após o fim da assembleia. A data poderá ser alterada apenas para que fique em evidência no site e de mais fácil acesso à categoria.)


Link desta página no QRCODE:


Este post foi publicado em 20/07/2020 às 10:57 dentro da(s) categoria(s): Notícias, Primeira página.
Você pode seguir quaisquer alterações a esta entrada através de RSS 2.0 feed.


<- Voltar